domingo, 20 de abril de 2008

PREÇOS ALTOS DE MEDICAMENTOS FAZEM RESSURGIR A FITOTERAPIA


A Organização Mundial da Saúde (OMS) desde a Declaração da Alma-Ata, em 1978, tem revelado a necessidade de uso de plantas medicinais na atenção primária à saúde.
No município de João Pessoa PB, foi criado o Programa de Plantas Medicinais mediante a aprovação da Lei Municipal 7.630, de 15 de julho de 1994 e, em 2003, foi implantada, por iniciativa de Maria de Fátima de Lacerda Guerra, médica da Equipe Saúde da Família (ESF), a Oficina de Remédios Caseiros na Unidade Saúde da Família, USF Ipês, oferecendo aos usuários uma escolha alternativa e de baixo custo para o tratamento das doenças mais freqüentes na comunidade com a preparação de Doze formulações básicas à base de plantas medicinais colhidas nos hortos do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Mosteiro de São Bento e da própria Unidade de Saúde.
O uso de plantas medicinais como remédio caseiro é uma prática comum entre alguns moradores da Comunidade dos Ipês, localizada na zona leste de João Pessoa, onde residem aproximadamente 1.300 famílias cadastradas no Programa Saúde da Família local (PSF). Trata-se de uma ação multidisciplinar e interinstitucional, uma vez que envolve a participação de membros da comunidade, toda a equipe de saúde local, duas farmacêuticas voluntárias, sendo uma da Secretaria Municipal de Saúde e a outra do LTF, o engenheiro agrônomo do LTF, professores e alunos da disciplina de Fitoterapia da UFPB, mediante o Projeto Fitoterapia para Todos, onde são desenvolvidas ações educativas e programa de rádio na difusora local.
A participação da comunidade nesta experiência é de fundamental importância, devido ao saber popular em saúde, conseguido através da vivência local.
A utilização das plantas medicinais é uma das mais antigas práticas populares em saúde empregadas para o tratamento das enfermidades humanas e muito já se conhece a respeito de seu uso por parte da sabedoria popular.
Por meio de dados fornecidos pela OMS, constata-se que o uso de plantas medicinais pela população mundial tem sido muito significativo nos últimos anos, sendo que este uso tem sido incentivado pela própria OMS. Entretanto, com os avanços científicos, esta prática milenar perdeu espaço para os medicamentos sintéticos, porém o alto custo destes fármacos e os efeitos colaterais apresentados contribuíram para o ressurgimento da fitoterapia.
Veja o resultado desse trabalho em uma pesquisa editada na Revista de Enfermagem de Pernambuco através do site

6 comentários:

Unknown disse...

Oi Nádia, adorei a postagem que relata sobre o ressurgimento da Fitoterapia,onde explicita claramente sobre o índice de aumento dos medicamentos, fator esse dificultador para a aquisição do produto para a classe economicamente baixa, que é a grande parte da sociedade.
Sabemos que com os avanços científicos a prática da Fitoterapia ficou de lado, mas com os altos valores de mercado e os diversos efeitos colaterais favoreceram o ressurgimento da Fitoterapia contribuindo para o tratametno de algumas doenças na atenção primária e algumas urgências caseiras.
A interação da comunidade, as farmacêuticas, toda a equipe da saúde,o engenheiro agrônomo,professores e alunos da disciplina de Fitoterapia se tornou-se um grande aprendizado e troca de conhecimentos, onde todos acabam somando, descobrindo e aprendendo nas interações da cultura popular com a científica.

Ana Lúcia Mariano disse...

Oi, Nádia. Muito boa a sua postagem. Como dizem, há males que vem para o bem. Medicamentos podem causar diversos efeitos colaterais, terapias como exercícios são muito melhores para a saúde como um todo, afinal não somos máquinas que precisamos apenas arrumar uma peça.
Parabéns!

Dayane Hatano / Roberta Gonçalves/Genaína Carneiro/Ariane Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dayane Hatano / Roberta Gonçalves/Genaína Carneiro/Ariane Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dayane Hatano / Roberta Gonçalves/Genaína Carneiro/Ariane Oliveira disse...

Nadia muito legal a postagem!!!
E concordo com as meninas acima ...
Os preços dos medicamentos subiram dificultando ainda mais para a classe economica baixa. Mas "a males que vem a para o bem", pois assim esta ressurgindo a fitoterapia que faz uso de plantas medicinais para a cura de uma doença, os medicamento tem varios efeitos colaterais, podendo assim prejudicar a saude.
Temos que adotar uma vida mais saudavel diante de tanta correria e de tantos problemas que o mundo esta sofrendo. Ao inves do medicamento ... podemos optar por plantas. Ao inves de trabalhar de carro .. podemos ir ape ... ou ate mesmo de bicicleta ... Sao pequenos atos .. Que sera bom para nossa saude .. mas tambem para o mundo !
Dayane

Leticia disse...

bem,acredito que a terapia com plantas medicionais e muito vantajosas mesmo ainda mais neste local que esta sendo aconpanhada por especialistas, alem de ser um metodo economico.